Certificação ISO
Traduzimos palavras em negócios
A importância de traduzir e localizar seu site
por Terralíngua      Publicado em  julho 7, 2015
00

A importância de traduzir e localizar seu siteExistem 359 milhões de pessoas em todo o mundo que têm o inglês como primeira língua, além de outros milhões cujo idioma é sua segunda língua ou que apresentam algum conhecimento básico dele. Dessa maneira, pode ser tentador para os donos de empresas de diferentes países manterem seus sites em inglês, independentemente do local de atuação. Afinal, com ótimas fotografias do produto e com conteúdo simples, todos os consumidores entenderão do que se trata, certo?

Sim e não. Sim, eles entenderão o que é o produto e onde ele pode ser comprado, mas não, isso não trará popularidade para a marca nem os fidelizará como clientes.

De acordo com Micah Solomon, que escreve para a Forbes, construir uma base de clientes fiéis é a “coisa mais importante que você pode fazer por seu negócio”. Conforme exposto em seu artigo, uma empresa precisa compreender seus consumidores e usar esse conhecimento para construir relacionamentos.

E como isso pode ser feito por meio de seu site? O mais importante é envolver os consumidores com conteúdo digital interessante e relevante, que faça com que eles retornem.

Crie publicações que eles queiram compartilhar, o que significa ter conteúdo de qualidade em vez de frases de efeito que parecem spam. Faça com que eles queiram ler cada palavra.

Use recursos visuais, como fotografias, vídeos ou infográficos juntamente com o texto. As pessoas costumam reagir bem a eles. Lynell Burmark é especialista no uso de recursos visuais e autora de um livro chamado “Visual Literacy, Learn to See, See to Learn” (“Alfabetização visual, aprenda a ver, veja para aprender” em tradução livre, ainda não publicado no Brasil). Ela afirma que recursos visuais são processados pelo cérebro 60.000 vezes mais rapidamente do que textos e que usar cores aumenta a retenção em 75%. Isso faz com que uma apresentação visual seja uma ferramenta de marketing poderosa, além de uma ótima maneira de se destacar.

Aproveite ao máximo as mídias sociais. Crie uma página no Facebook para sua empresa e use-a para promover suas mercadorias ou seus serviços e para interagir com os consumidores. Se eles perguntarem algo, responda o mais rápido possível, pois, assim, sua empresa conquistará a reputação de receptiva às necessidades dos consumidores.

Traduza seu site e sua página no Facebook. Retomando o que foi dito no início do artigo, além do conteúdo, a tradução é um dos aspectos mais importantes para o seu negócio, principalmente se você deseja ser bem-sucedido em um mercado globalizado. Trabalhe com uma empresa de tradução profissional que utilize falantes nativos. Eles não apenas saberão a melhor maneira de criar o texto no idioma de chegada, como também saberão usar a linguagem correta para que o texto resultante não se pareça com uma tradução.

Localize o conteúdo. Conheça a cultura dos consumidores de outros países e saiba do que eles gostam e do que não gostam, além do que eles esperam de você. Use o Facebook ou outros sites de mídia social equivalentes no país para se comunicar no próprio idioma deles, respeitando sua cultura.

Não esqueça que, ao escrever o texto, a relevância cultural é de extrema importância. Por exemplo, usar conteúdo relacionado a mulheres dirigindo ou à beleza da cor branca para fazer negócios na Arábia Saudita ou na China pode trazer consequências desastrosas a seus relacionamentos de negócios futuros. Isso porque as mulheres não dirigem na Arábia Saudita, e o branco simboliza luto e má sorte para os chineses.

A fidelidade do cliente é construída por meio de conhecimento e confiança. Traduzir e localizar seu site de modo profissional é o primeiro passo para conquistar uma base de clientes fiéis e para posicionar seus produtos de maneira adequada em um mercado global.

A Terralíngua é uma agência especializada em tradução e localização e pode ajudar sua empresa a criar um plano para potencializar seu conteúdo localizado. Trabalhamos com algumas das marcas líderes mundiais e podemos ajudá-lo a se comunicar com eficiência em um ambiente global. Acesse nosso site para obter mais informações.

Tópicos do Blog