Traduzimos palavras em negócios
Aumente o seu alcance com a localização de software
por Terralíngua      Publicado em  agosto 22, 2013
00

Aumente o seu alcance com a localização de software A globalização transformou o mundo em um lugar menor. Agora, é possível fabricar um produto nas nações orientais da Ásia e vendê-lo na costa ocidental da Europa em questão de dias. Dessa forma, a necessidade de ter um negócio com presença internacional aumentou e é um pré-requisito se você quiser que o seu produto ou serviço tenha sucesso em escala mundial. A localização de software se torna um componente essencial nesse aspecto.

O que é localização de software?

A localização de software envolve o processo de localizar ou adaptar qualquer software aos requisitos técnicos, culturais e linguísticos dos vários mercados de interesse. É um processo intensivo de trabalho e que normalmente necessita de tempo e esforço substanciais dos desenvolvedores.

A localização de software é bem diferente da tradução. Ela envolve o processo de traduzir e adaptar um produto ou software da internet e toda a documentação relacionada a ele. A tradução apenas traduz o documento sem qualquer referência à cultura local e tradições linguísticas. A localização de software muitas vezes corre paralelamente ao desenvolvimento do produto de origem e permite que o fabricante envie versões do produto em diferentes idiomas. Por exemplo, a tradução de strings (cadeias de caracteres) de um software pode começar mesmo que o produto esteja na fase beta. A tradução é meramente uma das etapas no processo de localização de software; completar essa etapa não significa que o produto esteja pronto para o mercado.

Dicas para a localização do seu software

Muitas organizações estão, neste momento, buscando a localização dos seus serviços de software para diferentes mercados ao redor do mundo. Nesse empreendimento, muitas tentativas de localização de software acabam sendo frustrantes após o desenvolvimento do software. É possível que as fontes não estejam corretas, o texto esteja confuso, a codificação não funcione, as sentenças não estejam em um formato organizado ou o design geral não se pareça com o esperado. As dicas abaixo irão guiá-lo para localizar o seu software com êxito para mercados específicos.

Planeje com antecedência: um planejamento adequado deve ser feito para localizar o seu software para diferentes mercados. A maioria das empresas tem a tendência de apressar a localização antes do lançamento real do software, o que compromete a qualidade da localização.

Teste o software: o software localizado deve passar pelos mesmos testes rigorosos que o produto original. A conscientização que resulta de ver uma língua diferente “no contexto” em seu produto é insubstituível.

Deixe espaço suficiente para a expansão do texto no idioma estrangeiro: existem vários idiomas que, em média, utilizam 30% mais espaço que o inglês. No caso de ter desenvolvido um software em que o texto em inglês se ajusta perfeitamente ao espaço, você provavelmente enfrentará problemas no futuro. Por isso, deixe espaço suficiente ao desenvolver o seu produto para compensações futuras.

Codificação de strings fácil de localizar: sempre que possível, os recursos de um software ou tabelas de strings devem estar no formato Unicode/UTF-8. Isto evita textos confusos, depurações e etapas de conversão desnecessárias.

Remova strings embutidas no código por meio da “pseudolocalização”: em ramificações temporárias, você pode usar expressões gerais no lugar de todas as letras no texto, com um texto repetido como “XXXX”. Crie o produto e todo o texto embutido no código aparecerá na tela, mostrando IDs que não são dadas nas tabelas de string.

Evite usar concatenação e strings únicas em excesso: a estrutura da sentença em inglês nem sempre será seguida em outros idiomas. As strings usadas em diferentes contextos e strings concatenadas terão problemas de concordância gramatical e de gênero. Seja generoso com a memória ao localizar o seu software.

No geral, a localização de software se tornou uma etapa importante no processo de adaptação de um produto para mercados específicos e pode potencialmente decidir o sucesso dele nesses mercados. Assim, você deve garantir que a localização seja realizada da melhor maneira possível.

Tópicos do Blog