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Direcionamento geográfico e localização: conquiste os usuários do seu site global
por Terralíngua      Publicado em  janeiro 16, 2015
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Direcionamento geográfico e localização: conquiste os usuários do seu site globalÉ possível que o site de sua empresa seja bem projetado, fácil de navegar, atraente e envolvente. Muito provavelmente ele seja direcionado aos consumidores que usam seus produtos e serviços e, caso sua empresa esteja situada no Brasil, ele deve ser voltado para um público que fale português.

A otimização do site de sua empresa em seu próprio país é importante, mas e se você fizer negócios a nível global? Como tornar seu site atraente para compradores em outros países, onde o português não é o idioma principal e os hábitos são bastante diferentes?

Para garantir que o público utilize um site em seu próprio idioma e cultura com um conteúdo relevante, utiliza-se o direcionamento geográfico, ou geotargeting, no original em inglês. Isso é feito obtendo a localização geográfica do usuário por meio de configurações do próprio site.

O direcionamento geográfico torna-se fundamental à medida que estudos comprovam que consumidores tendem a adquirir produtos e serviços de empresas que falam seu idioma. Um artigo do site Common Sense Advisory descreve um estudo sobre decisões de compra que foi conduzido pela agência de pesquisas. O relatório concluiu que, em alguns países, as pessoas tendem a pagar mais por produtos que disponibilizem as informações em seu próprio idioma. O estudo também descobriu que, mesmo sabendo ler em inglês, 60% dos consumidores compram em sites que estão em seu próprio idioma.

Direcionar seu conteúdo a compradores internacionais não se trata apenas de realizar uma adaptação linguística do idioma original do seu site. Também é preciso levar em consideração as cores, as imagens e o design das páginas de aterrissagem do site para outras regiões.

Vamos supor que você venda lenços de cabeça e seu site mostre a foto de uma mulher atraente dirigindo um Mercedes conversível por uma estrada com o vento soprando. Essa imagem poderia ser usada em sites da França, Espanha, América do Sul e China, por exemplo. No entanto, o uso dessa imagem seria inadequado caso você quisesse fazer negócios na Arábia Saudita, país onde não é permitido que mulheres dirijam. Portanto, é melhor garantir que as páginas de aterrissagem não contenham imagens genéricas, e sim conteúdo direcionado ao público local.

As cores também têm implicações culturais. Na China e no Japão, o branco simboliza a morte, enquanto na Europa e na América dá a ideia de puro, limpo. Ofertas e descontos também devem ser levados em consideração. Os itens com bons resultados de venda na América ou na Europa podem não ter o mesmo desempenho em países como Índia ou China.

O direcionamento geográfico para a moeda de um país também é importante. A exibição dos preços dos produtos na moeda local contribui para o aumento da confiança e do conforto do consumidor. Muitos consumidores acham confusa a conversão de moedas e podem acabar comprando em outro lugar caso não consigam entender os preços em seu site.

Um site que seja traduzido, localizado e direcionado geograficamente por profissionais resultará em um valor médio de vendas maior em comparação aos que ignoram a importância de aplicar em seu mercado global aquilo que o consumidor acha relevante.

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