Traduzimos palavras em negócios
Os benefícios de uma redação estruturada
por Terralíngua      Publicado em  junho 29, 2014
00

Os benefícios de uma redação estruturadaSe a sua empresa produz uma grande quantidade de conteúdo entre diversos departamentos, ou se você terceiriza uma equipe de escritores para fornecer o mesmo documento, como garantir que cada cópia possua o mesmo formato, estilo e consistência?

Se você não utiliza um sistema de gerenciamento de conteúdo, certamente você terá um editor cujo trabalho é verificar cada item do conteúdo quanto ao estilo, formato, consistência e quaisquer erros.

Assim, caso você tenha uma brochura de grande volume para imprimir, por exemplo, você precisa esperar que o editor verifique cada página e faça as correções adequadas, se necessário.

Sua empresa paga o editor por seu tempo, e você precisa esperar que ele conclua o trabalho antes de você imprimir a brochura. Um processo dispendioso e demorado.

Se você produz livros, manuais ou brochuras que são publicados mais de uma vez, será necessário que você os atualize e reutilize o conteúdo que não precisa ser corrigido. Se você não utiliza um sistema de gerenciamento de conteúdo, o conteúdo reutilizável terá de ser copiado e colado no documento. Outra tarefa que consome tempo e que pode ocasionar erros. Quantas vezes você leu uma página de cópia e descobriu um parágrafo que estava repetido?

O que é redação estruturada?

Redação estruturada é um sistema que permite que um conteúdo de qualquer fonte mantenha a mesma estrutura para que cada parte do texto tenha exatamente o mesmo formato, estilo e consistência. A tarefa se torna mais fácil, reduzindo o tempo de edição.

Redação estruturada automática

Na vanguarda da redação estruturada automática encontra-se o DITA. O DITA é um padrão aberto com base em XML para estruturação, desenvolvimento, gerenciamento e publicação de conteúdo. Com o DITA, você pode criar estruturas para qualquer volume de documentos na forma de modelos, o que reforça a consistência. O DITA divide o conteúdo em tópicos, como blocos de construção. O conteúdo e o formato são mantidos separados, o que permite que você crie vários modelos, com cada cópia separada armazenada no grupo de tópicos adequado.

Isso significa que, caso você esteja publicando um manual de instruções com o uso de uma equipe de autores, cada cópia que eles te enviarem de volta terão o mesmo formato. Mesmo que elas venham do departamento comercial ou de vendas ou dos escritores que trabalham externamente.

Para atualizar e reutilizar o conteúdo, é possível usar os blocos de construção do DITA para criar um documento completamente novo, sem copiar e colar, no formato que você escolheu. Seu editor terá mais tempo para se concentrar no conteúdo propriamente dito, tornando a publicação mais rápida. É uma forma econômica e mais eficiente de trabalhar.
A outra grande vantagem do DITA é que você pode permitir que as suas equipes de departamentos mantenham as ferramentas de software que elas já costumam usar, mesmo que não sejam compatíveis entre elas. Isso se deve ao fato de que o DITA, que utiliza o padrão XML, é capaz de adaptar os formatos de outras ferramentas de software em XML, garantindo que todos os seus documentos corporativos sejam consistentes.

A tradução e a localização também se tornam mais fáceis com o uso do DITA, pois você pode criar um conjunto de modelos globais, adaptando cada conjunto de acordo com o local.

Uma pesquisa realizada pelo The Content Wrangler em 2012 revelou que 44% das empresas pesquisadas utilizavam o sistema de redação estruturada em XML e que 81% utilizavam o DITA.

Na pesquisa, as empresas foram indagadas sobre qual era seu maior desafio de documentação, e a maioria das respostas foi relacionada à falta de uma estratégia formal de conteúdo e à incapacidade de reutilizar o conteúdo de forma eficaz.

Qual o seu maior desafio de documentação? Provavelmente, o seu desafio de documentação será resolvido com o uso de uma redação estruturada por meio de um sistema de gerenciamento de conteúdo. A implementação de uma redação estruturada produzirá economia, mais eficiência e conteúdo consistente.

A Terralíngua é uma agência de tradução e localização profissionais que pode ajudar a sua empresa a criar um plano para maximizar seu conteúdo localizado. Trabalhamos com algumas das maiores marcas do mundo e podemos ajudar sua empresa a se comunicar de maneira eficaz em um ambiente global. Acesse o nosso site para obter mais informações.

Tópicos do Blog