Traduzimos palavras em negócios
DITA Exchange com Microsoft Word
por Terralíngua      Publicado em  agosto 26, 2014
00

DITA Exchange com Microsoft WordUm sistema de gerenciamento de conteúdo ajudará sua empresa a realizar o trabalho de maneira eficiente, com bom custo-benefício e em tempo hábil. Porém, para atingir essa meta, sua equipe deverá saber como usá-lo.

Se a adoção de um sistema de gerenciamento de conteúdo já foi considerada, mas você acha que sua equipe já tem muito a fazer e não terá tempo para aprender a usar um novo sistema, a entender sobre XML e a desvendar novas ferramentas de software, então você encontrará o que procura no DITA Exchange.

O DITA Exchange utiliza o Microsoft Word a fim de permitir que sua equipe de gerenciamento de conteúdo crie tópicos DITA no Microsoft Word.

Sobre o DITA

Se você leu nossa postagem anterior sobre o DITA, já sabe que se trata de um sistema de criação estruturado que usa XML com a capacidade de adaptar-se a outros formatos. Ele usa um formato de blocos de construção por meio do qual os autores podem manter seu conteúdo dividido em tópicos para, então, criar uma cópia completa. Na hora de atualizar uma informação, o DITA permite que o autor do conteúdo use novamente somente as partes que precisam ser alteradas, em vez de ter que atualizar o documento inteiro, resultando em economia de tempo e dinheiro. Se quiser ler um blog escrito por alguém que realmente aprecia esses benefícios, acesse o blog em inglês de Karen Lowe sobre o DITA, o DITA Chicks Blog.

DITA Exchange

As ferramentas de software do DITA Exchange podem ser usadas pelos criadores de conteúdo sem que eles precisem aprender a usar o DITA ou XML. Eles podem continuar usando o Microsoft Word, mas o conteúdo será convertido em tópicos DITA graças ao software instalado. Assim, embora pareça que sua equipe esteja criando conteúdo no Word, ela está, na verdade, usando o DITA e criando tópicos em XML, os quais podem ser acessados por usuários de XML experientes caso seja necessário. O conteúdo completo é salvo no Microsoft SharePoint, que cria uma biblioteca de tópicos para a equipe de conteúdo.

Treinamento da equipe

Como com qualquer outro sistema, os funcionários precisam passar por um treinamento. Eles devem aprender a usar os tópicos e adaptar-se ao software DITA, mas essas habilidades podem ser obtidas com facilidade, diferentemente do treinamento para usar XML.

Também significa que os custos de treinamento da equipe são mais baixos e que menos tempo de trabalho é perdido enquanto os funcionários participam de treinamentos. Resultando, assim, em menos interrupções e em uma maior facilidade de implementação.

Os benefícios

É evidente que qualquer empresa, grande ou pequena, que produza e edite conteúdo se beneficiará do DITA Exchange. Ele garante que seu conteúdo seja gerenciado, mantido e reutilizado de maneira eficiente, sem que seja preciso investir muito dinheiro no treinamento da equipe. O uso de tópicos e da fórmula de blocos de construção facilita a reutilização de conteúdo para tradução ou atualização de documentos, além de ser mais econômico.

O DITA é usado por muitas marcas no mundo todo, inclusive nos EUA, Canadá, França e Japão. Caso tenha curiosidade em saber quais são algumas dessas empresas, consulte a lista de usuários DITA compilada por Keith Schengilli-Roberts em DITA Writer.

A Terralíngua é uma empresa profissional de tradução, com certificação ISO, especializada em localização e editoração eletrônica que implementa o DITA. Trabalhamos com muitos dos líderes mundiais do setor. Se desejar falar conosco sobre a comunicação global de sua empresa, acesse nosso site para obter mais informações.

Tópicos do Blog