Traduzimos palavras em negócios
A importância da garantia de qualidade linguística (LQA)
por Terralíngua      Publicado em  junho 13, 2013
00

A importância da garantia de qualidade linguística (LQA)A garantia de qualidade linguística, ou LQA (Linguistic Quality Assurance), consiste em uma etapa essencial em todos os projetos de tradução bem-sucedidos, seja na tradução de um documento, seja na tradução de um site. Os clientes merecem e esperam uma tradução de alta qualidade linguística para seus projetos. Erros na tradução final podem afetar a confiança que o cliente deposita no profissionalismo do fornecedor de serviços e na integridade do projeto. Dessa forma, é imprescindível que os fornecedores executem o projeto sem nenhum erro linguístico.

Equipes de LQA

O fornecedor que você escolher para a tradução ou localização terá uma equipe de garantia de qualidade linguística na sua lista de profissionais. O fornecedor deve garantir que o leitor de provas (proofreader) e o editor linguístico que trabalharam na edição e na garantia de qualidade do projeto não sejam os mesmos que fizeram a tradução. Alguns linguistas poderão tentar executar a autoedição e autorrevisão. Essa prática não garante para o cliente um conteúdo de alta qualidade.

A tradução e a edição são duas etapas realizadas por linguistas diferentes. Nesse processo, um editor é encarregado de verificar e revisar o conteúdo original vindo do tradutor quanto à precisão e a integridade. Em seguida vem o processo de garantia de qualidade, o qual forma a etapa de qualidade final. Os fornecedores devem implementar o processo de garantia de qualidade linguística, o qual revisa o conteúdo traduzido a fim de verificar a correção linguística e a adequação técnica aos parâmetros do setor. Esse procedimento garantirá que o cliente tenha uma tradução bem-sucedida e perfeita entregue a ele em todos os projetos de multimídia, localização de softwares, sites e documentos.

Durante o processo de garantia de qualidade, um especialista assegura que a cópia final seja tecnicamente precisa, que ela apresente tempos verbais corretos, colocações/uso das palavras adequados, estrutura gramatical correta e consistência gramatical e estilística, bem como que não haja erros ortográficos.

Finalidade da garantia de qualidade linguística

A etapa da garantia de qualidade linguística também volta-se a revisar a tradução quanto ao uso correto de estruturação linguística, como terminologia, precisão cultural, expressões idiomáticas e termos locais. Essa etapa garante que o trabalho final seja uma expressão perfeita para os mercados aos quais se destina, e que ele também soe tão natural para o público no local de destino quanto o conteúdo de partida soa para o público original. A garantia da qualidade linguística também garante que o conteúdo final não se pareça como uma tradução literal, estranha e forçada.

Por fim, a fase de LQA revisa o arquivo traduzido, conferindo sua precisão em relação aos padrões do setor, se o conteúdo apresenta jargão ou terminologia correspondente do setor de qualquer assunto em particular. Por exemplo, diferentes setores como turismo e hotelaria, tecnologia, alimentos, entre outros, possuem terminologias específicas que devem estar presentes no conteúdo final para torná-lo mais compatível com o público-alvo.

Habilidades desejadas em profissionais de LQA

Geralmente, espera-se de um profissional de garantia de qualidade linguística que tenha as seguintes habilidades:

Proficiência em inglês: Testar os produtos localizados exige uma profunda compreensão do idioma de partida, o qual, geralmente, é o inglês.

Proficiência no idioma de chegada: Um verificador de LQA deve ter embasamento sólido no idioma de chegada. Os verificadores devem não apenas ser especialistas no idioma de chegada, como também permanecer atualizados no idioma.

Conhecimentos de informática: Os verificadores devem geralmente relatar defeitos, testar a funcionalidade de produtos ou executar capturas de tela do produto final. Ser proficiente no uso de computadores garante que o verificador de LQA não perca tempo com resoluções de problemas simples.

Habilidades em internet: Verificar textos e terminologias específicas, bem como pesquisar por expressões e termos comuns, exige habilidades sólidas de pesquisa e também bom senso. Um verificador experiente consegue prestar atenção a detalhes e encontra exatamente o que ele/ela está procurando.

Ao buscar um fornecedor de serviço de localização, procure por um profissional tão comprometido quanto você em promover uma localização cuidadosa para os produtos. A garantia de qualidade linguística deve ser feita em cada etapa do projeto, de forma a garantir que o fornecedor atenda às expectativas quanto ao produto ou serviço final.

Tópicos do Blog