Traduzimos palavras em negócios
Internacionalize a sua empresa para aumentar o seu sucesso
por Terralíngua      Publicado em  setembro 26, 2013
00

Internacionalize a sua empresa para aumentar o seu sucessoA localização de produtos e serviços aumenta o sucesso de uma empresa porque faz com que o produto ou serviço possa ser utilizado em qualquer localidade. No entanto, o produto ou serviço não conseguirá sobreviver aos mercados internacionais ou mesmo à localização se não for internacionalizado primeiro. De outra forma, o aplicativo central teria de ser modificado por uma agência de tradução para criar regras para idiomas locais e para as configurações de interface do usuário. A internacionalização do seu produto ou serviço garantirá que você lance o seu software facilmente e modifique a interface do usuário de acordo com as necessidades da cultura local.

O que exatamente significa “internacionalização”?

Internacionalização, basicamente, significa preparar o produto ou serviço para a futura localização. A internacionalização é, às vezes, abreviada em inglês como “i18n”. Isso porque há 18 letras entre o primeiro “i” e o último “n” na palavra em inglês. Durante esse processo, o produto ou serviço é replanejado ou reestruturado para a futura localização, de modo que ele se torne mais fácil de ser utilizado por usuários com origens, idiomas e culturas diferentes.

A internacionalização requer bastante planejamento, já que isso significa que o seu produto estará no mundo inteiro. Uma internacionalização inadequada pode indicar que o seu aplicativo precisará passar por mudanças no código antes de ser localizado. Esse pode ser um trabalho bem tedioso e contraproducente. É por essa razão que, para o bem da sua empresa, faz-se necessária a internacionalização do seu produto por uma agência de tradução logo no início do processo. Certifique-se de verificar a internacionalização com o seu provedor de serviços linguísticos.

Como exatamente isso funciona?

A internacionalização é uma parte do grande processo de globalização de um produto ou serviço. Para internacionalizar o seu produto, primeiro determine com quais tipos de funcionalidades globais ele precisa ser compatível. Por exemplo, o seu aplicativo precisará ser compatível com todos os caracteres Unicode. Isso permitirá a você lançar o produto nos mercados asiáticos, como no Japão e na China. Depois disso, você precisa exteriorizar todos os dados localizáveis. Em seguida, você precisa conceber interfaces de usuário específicas, além de funcionalidades de pesquisa e classificação.

Você também deve lembrar-se de incluir suporte para a moeda local, formatos de data e hora e endereços para áreas geográficas diferentes. Você também pode adicionar funcionalidades extras, como suporte bidirecional para escritas da direita para a esquerda, como o hebraico e o árabe. Isso pode ser feito por meio de uma agência de tradução. E não se esqueça de acrescentar o suporte multibyte para caracteres de idiomas diferentes. Você também pode seguir certas práticas de codificação para tornar todo o processo mais fácil.

Como decidir se você precisa de internacionalização?

O conceito de internacionalização, apesar de muito útil, não se aplica a todas as situações. Geralmente, a internacionalização é feita em certos softwares, na Web e em interfaces de usuário. Porém, se você está indeciso quanto à necessidade ou não de realizar a internacionalização, saiba que há algumas situações nas quais a internacionalização é inevitável.

Se você estiver lançando o seu produto globalmente pela primeira vez, é preciso internacionalizá-lo antes. Se você estiver lançando um produto ou serviço que precise funcionar no mundo todo, a internacionalização é necessária para esse produto ou serviço. Se você deseja expandir o mercado do seu software internacionalmente ou se você quer evitar os tediosos e caros processos que podem acontecer durante a localização, você deve realizar a internacionalização. Se o seu software for vendido com funcionalidades específicas de idioma, direcionadas para novos mercados, você pode usar uma agência de tradução para fazer a internacionalização para você.

Lembre-se de completar o seu processo de internacionalização antes de iniciar a localização dos seus produtos. Isso evitará que seu produto precise ser reestruturado para adequação às necessidades dos mercados internacionais. Também garantirá uma entrega mais rápida dos seus produtos e não elevará os custos do projeto.

Tópicos do Blog