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Marketing de conteúdo – O que é e por que utilizar?
por Terralíngua      Publicado em  julho 29, 2014
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Antigamente…

Marketing de conteúdo – O que é e por que utilizarAntes da world wide web, fazer o marketing de uma marca significava anúncios na TV, rádio, jornais e revistas populares… e, então, surgiu a Internet.

Embora essa ferramenta global seja maravilhosa para o marketing, foram desenvolvidos recursos para “ignorar” anúncios em páginas da Web. As empresas tiveram que repensar suas estratégias de marketing, já que atualmente as pessoas desejam mais que fotos coloridas e descrições de produtos.

O que as pessoas esperam hoje

Elas querem se envolver com uma marca. Querem se tornar parte dela. Querem que suas opiniões sejam ouvidas e ações sejam tomadas. Independentemente do produto ou serviço, foram-se os dias em que os clientes adquiriam o produto por ele ter sido recomendado pelo vendedor ou por gostarem do gatinho fofinho no comercial na TV.

As pessoas sabem como usar a Internet para pesquisar, comparar marcas, buscar opiniões e fazer escolhas. Hoje, para atrair clientes e promover a sensibilização da marca, é preciso se comunicar por meio de vários canais digitais e fornecer conteúdo interessante, legível e relevante que manterá os clientes existentes e criará novos. O marketing de conteúdo atinge o público de hoje concentrando-se principalmente em educar o cliente, por meio de diversos canais informativos em vez de apenas vender o produto ou serviço.

Marketing multicanal

Esqueça o argumento de vendas ou as descrições do produto. As pessoas querem ler conteúdos informativos, desafiadores e que as façam pensar. Este é o segredo do conteúdo de sucesso, saber que quando seu e-mail ou newsletter chegar à caixa de entrada do assinante, ele lerá, refletirá e comentará, e, dessa forma, disseminará sua empresa e sua marca.

Além das técnicas tradicionais de marketing por e-mail, as empresas precisam utilizar outros métodos de comunicação com seus clientes. O Twitter, Facebook e Pinterest podem auxiliar na divulgação, mas fazer vídeos e produzir comerciais para televisão também são ótimas maneiras de atrair o interesse dos clientes. A Experian Marketing Services produziu um white paper recentemente especificamente sobre esse assunto, confirmando a importância do marketing multicanal.

Implementação da sua estratégia de marketing

Antes de implementar uma estratégia de marketing de conteúdo, você precisa analisar o seu público-alvo, fazer um plano e criar objetivos de conteúdo. Joe Pulizzi, autor e fundador do Instituto de marketing de conteúdo, sugere a implementação de um programa piloto para facilitar a tarefa de transição para o marketing de conteúdo. O artigo também apresenta as etapas de início, que incluem as perguntas básicas quem, o que, onde e por que e sobre o que pensar ao criar o conteúdo. Você pode ler o artigo (em inglês) clicando aqui.

Também existem inúmeras agências de marketing de conteúdo prontas e dispostas a ajudá-lo caso você precise de mais orientações. O Instituto de marketing de conteúdo compilou uma pequena lista, que você encontra aqui (em inglês), ou você pode pesquisar por agências de marketing de conteúdo on-line.

Criação de conteúdo localizado

A tradução e a localização também são uma parte importante da estratégia de marketing. Talvez você pense que se não está vendendo diretamente para outro país, a sua empresa não precisa considerar esse aspecto. No entanto, com a Internet, todas as empresas têm uma presença virtual global, mesmo se não tiverem decidido vender diretamente para outro país. É melhor planejar com antecedência como as suas ferramentas e a sua presença terão que ser modificadas para alcançar um público internacional, o que inclui o suporte a vários idiomas. Se você tem um público-alvo específico, seu conteúdo precisa ser relevante para aquele mercado local e não uma campanha única para o público geral. O artigo de Ian Humphries no site do Instituto de marketing de conteúdo descreve a preparação e o processo necessários para criação de conteúdo multilíngue.

Os benefícios

O marketing de conteúdo aprimorará a sensibilização da marca, aumentará as vendas e manterá a conexão com seus clientes leais, além de atrair novos clientes. Se esses benefícios não foram o suficiente para convencê-lo, confira o artigo de Amanda Nelson 50 estatísticas incríveis de marketing (em inglês) com estatísticas que confirmam o argumento.

A Terralíngua é uma empresa profissional de tradução, com certificação ISO e especializada em localização e editoração eletrônica. Preencha o formulário para entrar em contato pelo nosso site ou por telefone para obter mais informações sobre os nossos serviços.

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