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Você sabe o que é DITA?
por Terralíngua      Publicado em  maio 8, 2014
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Você sabe o que é DITA?Você não sabe nada sobre DITA? Há muitas siglas na área de tecnologia, será que a sigla DITA é uma das que vale a pena conhecer? Sim, se você tiver interesse no gerenciamento de conteúdo.

Do que se trata?

DITA (ou Darwin Information Typing Architecture) é uma maneira econômica e eficiente de gerenciar conteúdo de negócios.

Foi originalmente desenvolvido pela IBM, que depois o repassou para a OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards). A OASIS aprimorou o sistema e fez seu lançamento para o público em geral em 2005.

Quem utiliza e por quê?

DITA foi adotado com entusiasmo por empresas de software como Adobe, Quark e Codex, que produzem ferramentas de edição de conteúdo de redatores técnicos. No entanto, também foi adotado por muitas empresas que produzem conteúdo educacional e materiais de treinamento, assim como por empresas de tradução que estão utilizando DITA para reduzir custos, aumentar a produtividade e tornar a localização mais eficiente.

Há, naturalmente, outros sistemas no mercado que gerenciam conteúdo de negócios, mas DITA oferece um diferencial: a utilização de XML e a sua capacidade de se adaptar a outros formatos.

XML é a principal linguagem utilizada para criar o que se vê na internet. Utilizar DITA significa poder criar conteúdo e depois convertê-lo para outras plataformas se necessário, incluindo Open Office, Excel, PowerPoint e PDF, o que economiza tempo e dinheiro.

DITA utiliza tópicos para gerenciar os conteúdos. Esses tópicos são como blocos de construção de conteúdo individuais, dessa forma, quando os blocos são reunidos, tem-se uma parte inteira com seções que podem ser facilmente manipuladas. Dessa forma, os blocos podem ser separados, as partes de conteúdo individuais podem ser adaptadas, e novos blocos podem ser adicionados para criar outro tópico.

O conteúdo pode ser reutilizado de forma eficiente fazendo a seleção de seções que já foram escritas para criar um novo conteúdo, sem a necessidade de copiar e colar ou de reescrevê-lo.

DITA e localização

O conteúdo não é a única coisa que esses blocos mantêm. Todas as informações, incluindo cores, tamanhos de fonte, gráficos e tabelas, são armazenadas separadamente do conteúdo. Utilizar DITA como parte do processo de tradução garante que todas as considerações de localização da documentação já fiquem em vigor.

Assim que o tradutor concluir o trabalho, o conteúdo já poderá ser localizado por DITA. Cor, formato e estilo são considerações culturais muito importantes. Diferentes países utilizam diferentes estilos, assim com cores podem ter conotações negativas ou positivas, dependendo da região-alvo. Garantir que o seu conteúdo seja adaptado para atrair o público local é de extrema importância. Uma vez o formato tendo sido definido para cada público-alvo, ele poderá ser reutilizado em futuras campanhas para economizar tempo e garantir a consistência.

Quando chegar o momento de atualizar o seu conteúdo para uma nova campanha ou um novo produto, só será necessário traduzir os novos blocos de conteúdo, o que poderá gerar uma economia significativa de tempo e dinheiro. Os fornecedores de tradução podem utilizar o conteúdo traduzido na memória de tradução para outros fins.

Lidando com DITA no local de trabalho

Quer saber mais sobre DITA? Há vários cursos disponíveis sobre como utilizar DITA, os quais podem fornecer um roteiro desde a fase de redação do conteúdo até a publicação. Antes de implementar o sistema, é essencial que toda a sua equipe saiba como os mapas, tópicos e formatos de DITA são utilizados e armazenados.

Os tópicos são as instruções, as etapas necessárias para executar as instruções e a conclusão. Eles são os blocos de construção que compõem o corpo do documento.

Os formatos são as cores, as fontes e os estilos do layout de acordo com a plataforma utilizada para publicar o conteúdo. DITA adapta o formato para se adequar ao conteúdo da internet, aos dispositivos móveis ou à cópia impressa.

Os mapas são utilizados para desenvolver o conteúdo e contêm vários tópicos, os quais podem ou não ser utilizados no mesmo documento. Eles mapeiam referências cruzadas e desempenham um papel importante na reutilização do conteúdo.

Além desses elementos essenciais, também é de grande auxílio ter um entendimento sobre as ferramentas de tradução utilizadas no processo e na reutilização de conteúdo. Saiba como e onde DITA será acessado e armazenado quando você fizer suas escolhas de tradução e publicação.

Assim que os princípios de DITA forem bem-conhecidos, sua utilização ficará mais fácil. O investimento em treinamento é compensado pela economia de tempo e de custos de longo prazo, resultado da implementação de DITA no seu gerenciamento de conteúdo.

Esperamos que este artigo tenha fornecido informações úteis sobre DITA e como esse sistema pode ajudar no aprimoramento dos padrões de gerenciamento de conteúdo da sua empresa.

A Terralíngua é uma agência profissional de localização que implementa DITA e pode ajudar na comunicação global de sua empresa. Temos trabalhado com muitas das empresas líderes de mercado do mundo. Acesse nosso site para obter mais informações.

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