Traduzimos palavras em negócios
Sete maneiras de melhorar a cibersegurança
por Terralíngua      Publicado em  junho 8, 2020
00

Sete maneiras de melhorar a cibersegurançaA cibersegurança é uma questão que preocupa muitas empresas, em especial agora, quando muitos dos colaboradores estão trabalhando de casa. Uma avaliação de segurança detalhada pode não ser possível nesse momento. Porém, algumas etapas simples podem ser implementadas para reduzir os riscos.

Reduzir o acesso

Todo ano, a Varonis, empresa líder em segurança, realiza um relatório global de riscos. Em seu relatório de 2019, eles descobriram que 53% das empresas têm mais de 1.000 arquivos confidenciais acessíveis a todos os colaboradores. Isso cria o risco de ataques de ransomware e malware, bem como outros tipos de quebra de confidencialidade.
Analise as permissões de arquivos e certifique-se de que somente o pessoal autorizado tenha acesso a eles. Mantenha uma lista de membros da equipe autorizados, revise-a regularmente e remova integrantes conforme os cargos mudam.

Senhas

Instrua a equipe sobre a necessidade de criar senhas fortes. Em geral, recomenda-se que as senhas tenham oito caracteres. Elas precisam incluir letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais.
Lembre a equipe da necessidade de alterar as senhas trimestralmente e de não reutilizar senhas antigas. Certifique-se de que eles estejam utilizando senhas diferentes das que utilizam em suas contas pessoais. Nunca use a mesma senha para todos os logins.

Criptografia

Garanta que dados sejam transferidos apenas por meio de sites seguros. Sites da web que têm um processo de criptografia estabelecido terão um símbolo de cadeado aparecendo na barra de endereços. Você pode ver isso no URL do site. O nome disse é Socket Secure Layer (SSL). Os sites com um certificado SSL demonstram ter uma conexão segura. Trabalhe apenas com empresas que utilizam sites criptografados e protocolos de segurança ao lidar com os arquivos.

Use apenas conexões seguras

Certifique-se de que a equipe utilize conexões privadas e seguras. As conexões públicas de Wi-Fi não são seguras. Alguns celulares têm a opção de criar um hotspot seguro, se necessário.
Bloqueie a tela quando não estiver usando o computador
Essa é uma etapa simples e, geralmente, esquecida, em especial quando estamos no conforto do lar. Se não estiver usando o computador, bloqueie a tela. Isso protegerá seu trabalho, evitando que seja visto por outras pessoas, além de evitar que usuários não autorizados acessem sua conta. Seu colaborador pode deixar a mesa de trabalho para o almoço e um adolescente pode assumir o controle para jogar algum jogo on-line.

Descarte dos dados

Não mantenha informações desnecessárias. Dados antigos representam riscos adicionais. O relatório da Varonis diz que esses arquivos geralmente não são verificados. Na pesquisa feita pela empresa, eles descobriram que cerca de metade dos dados de uma empresa são antigos. Assim, é importante excluir arquivos antigos para reduzir o acesso aos dados.

Cuide onde está clicando

Às vezes, nos descuidamos ao clicar em links. Aconselhe sua equipe a nunca clicar automaticamente em um link que venha por e-mail. Se houver alguma dúvida sobre a autenticidade ou sobre o remetente do e-mail, peça confirmação à sua equipe de TI.

Essas precauções básicas ajudarão a proteger suas informações e a manter seguros os dados da empresa. Segurança, proteção e cuidado em seu local de trabalho são importantes e necessários, não importa onde sua força de trabalho se encontre.

____________________

A Terralíngua é uma agência de tradução com certificação ISO 17100 e ISO 9001 com protocolos de alta cibersegurança. Seus processos incluem a certificação Geo-Trust Security. Além disso, o site da empresa é hospedado em um servidor seguro e criptografado. Cada cliente tem seu próprio portal protegido por senha para acessar as informações em silos privados. A certificação SSL da empresa tem classificação ‘A’ nos testes de segurança da Qualys SSL Labs. Visite a Terralíngua para enviar com segurança sua solicitação de cotação ou falar com um representante do atendimento ao cliente.
Sete maneiras de melhorar a cibersegurança

Tópicos do Blog