Traduzimos palavras em negócios
Uma lição sobre responsabilidade: como uma tradução profissional pode salvar o dia
por Terralíngua      Publicado em  outubro 8, 2020
00

Uma lição sobre responsabilidade: como uma tradução profissional pode salvar o diaA crise da COVID-19 evidenciou como estamos todos conectados globalmente. Equipamentos vitais estão sendo enviados para países em todo o mundo. Todos queremos o melhor para os profissionais de saúde que estão na linha de frente.

No mundo dos negócios, isso evidencia a importância da tradução ao distribuir produtos para outro país. Responsabilidade e segurança são as maiores preocupações quando se trata de garantir que um produto ou máquina seja utilizado adequadamente.

Exemplo: Alemanha, 2006

Este é um caso médico bem conhecido que enfatiza a importância da tradução profissional. Um hospital alemão recebeu uma remessa de componentes femorais para próteses de joelho. Os artigos vieram dos EUA. As instruções em alemão estavam dentro da embalagem, mas as informações nas etiquetas do lado externo da embalagem estavam somente em inglês.

O hospital não considerou procurar um serviço de tradução profissional. Em vez disso, confiaram em funcionários do hospital que falavam inglês. Eles criaram etiquetas novas. Infelizmente, as traduções estavam incorretas. As etiquetas diziam “sem cimento”. O correto seria “com cimento”.

O hospital realizou 47 cirurgias de reconstituição de joelhos sem usar cimento. É claro que as próteses falharam. Todos os pacientes precisaram passar por novas cirurgias para corrigir o erro.

Os pacientes processaram o hospital pela dor e sofrimento. E o hospital processou o fabricante dos produtos. Os processos judiciais totalizaram milhões de dólares. Tudo por causa da falta de tradução profissional das etiquetas.

Pessoas que não falam inglês nos EUA

Outros segmentos também precisam fornecer instruções claras para seus colaboradores. Nos EUA, por exemplo, muitos trabalhadores são falantes de espanhol, mas as informações que recebem são somente em inglês.

A construção, manufatura e agricultura dependem de empregados que não têm o inglês como idioma nativo. A falta de compreensão coloca em risco a segurança e o bem-estar dos trabalhadores e das empresas.

O site da Occupational Health and Safety Administration (OHSA) oferece ajuda e aconselhamento para proprietários de empresas. O site cria conscientização sobre questões de segurança no trabalho. Ele ajuda empresas que querem implantar as práticas recomendadas de segurança.

O setor de construção, por exemplo, emprega em torno de dois milhões de trabalhadores estrangeiros. Isso representa aproximadamente 23% da força de trabalho. Muitos deles têm o espanhol como idioma nativo.

Cinco anos atrás, a OHSA estabeleceu uma parceria com o Center to Protect Workers Rights (CPWR). Juntos, eles desenvolveram um curso de segurança de 10 horas em espanhol para trabalhadores de construção. O curso incluiu apostilas e material didático.

O relatório de avaliação do curso incluiu esta citação de um sábio trabalhador hispânico de 20 anos: “Penso que, no futuro, haverá treinamentos no próprio idioma dos trabalhadores e, quando isto acontecer, muitos acidentes e mortes serão evitados”.

Como a tradução pode economizar o dinheiro da sua empresa

As informações no idioma nativo não apenas mantêm a força de trabalho em segurança — há muitos outros benefícios ao investir em tradução. Menos acidentes e menos reivindicações significa redução de perda salarial e de produtividade. Menos reivindicações de seguros também podem resultar em apólices menos dispendiosas.

Muitas vezes, as empresas precisam aprender da maneira mais dura com as consequências de uma tradução automática gratuita ou o resultado de um tradutor não qualificado. Infelizmente, essa lição pode custar vidas. É uma lição que precisamos levar muito a sério.

____________________

A Terralíngua é uma empresa líder de tradução com certificações ISO 9001, 17100 e 18587. Nos importamos com a força de trabalho e temos orgulho por participar da AEM Safety Conference. Visite nosso site para solicitar orçamento ou para obter mais informações sobre nossos serviços.

Tópicos do Blog