Traduzimos palavras em negócios
Torne-se global: como abrir novos horizontes para sua empresa
por Terralíngua      Publicado em  setembro 24, 2014
00

Torne-se global: como abrir novos horizonte para sua empresaAntigamente, tornar-se global era um passo possível apenas para grandes empresas com um produto ou serviço bem conhecido e dinheiro suficiente para solucionar as complexidades de ser uma empresa internacional, que incluem muitos obstáculos legais.

Felizmente, os custos e as complicações diminuíram, e agora as empresas têm a oportunidade de estender suas atividades para além das fronteiras nacionais.

No entanto, antes de decidir expandir suas oportunidades empresariais, é preciso realizar uma pesquisa de mercado. Uma das primeiras coisas a ser considerada é se o produto ou serviço sendo oferecido será relevante no país em questão e se há necessidade de realizar alguma modificação.

Um exemplo perfeito de falha de pesquisa de mercado vem da gigante global Coca-Cola. Ela começou a engarrafar seu produto para o mercado europeu em diversos tamanhos, incluindo o de 2 litros. Porém, em comparação com as geladeiras de muitos lares norte-americanos, as dos lares espanhóis eram bem menores. O resultado é que as garrafas de 2 litros não cabiam nas geladeiras espanholas de tamanho padrão e, por isso, não vendiam.

Fatores importantes a serem considerados antes de lançar um produto em um novo mercado incluem estilo, cor, embalagem e tamanho. Verifique também se o logotipo e as frases publicitárias não são ofensivos ou estranhos no país-alvo. Dizem que a famosa frase publicitária “come alive wih Pepsi” foi traduzida para o chinês como “faremos seus ancestrais saírem do túmulo”. Obviamente, não teria sido bem recebida pelo público chinês.

O planejamento deve incluir a tradução de seu site para a língua-alvo ou a criação de um novo site que se adeque à cultura e ao estilo do país-alvo. Uma presença on-line adequada demonstra profissionalismo entre os clientes potenciais e a sua empresa, além de estabelecer e fortalecer a confiança em seu produto. Use um serviço de tradução profissional para evitar erros custosos ou vergonhosos. A tradução automática tem suas aplicações, mas não é adequada quando a reputação de sua empresa está em jogo.
Use ferramentas de pesquisa como o Google Analytics para saber quem visita seu site, bem como outras informações úteis. Depois de encontrar seu mercado internacional, pense em usar as mídias sociais como ferramenta de publicidade, mas é importante que o conteúdo seja localizado e relevante para o público-alvo.

Uma empresa de tradução profissional também pode ser um recurso valioso. Ao selecionar o parceiro de localização correto, você pode contar com a experiência dele para ajudá-lo em suas decisões.

Nunca houve um melhor momento para tornar-se global, independentemente do tamanho da empresa. Contanto que você faça sua parte, sua empresa deverá ter um aumento nas vendas e notar uma base de clientes maior.

A Terralíngua é uma agência especializada em tradução e localização, com certificação ISO, que pode ajudar você a se conectar com clientes internacionais. A Terralíngua faz a localização de conteúdo para marcas líderes mundiais. Acesse nosso site para solicitar um orçamento.

Tópicos do Blog