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Exportar para a China – Desafiador, mas não impossível
por Terralíngua      Publicado em  abril 27, 2015
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Exportar para a China – Desafiador, mas não impossívelMesmo que a China tenha sofrido uma leve retração econômica no final de 2014, muitas pequenas empresas ainda podem se beneficiar ao fazer negócios com o país. Os consumidores chineses adoram produtos ocidentais de alto padrão. Um artigo do Chicago Tribune apontou que mais de 1,5 milhão de consumidores chineses visitaram os EUA e o Reino Unido em 2012. Esses consumidores gastam mais de 300 milhões de dólares por ano em mercadorias de luxo. Muitos lojistas estadunidenses recebem clientes chineses todos os anos, de modo que a joalheria Tiffany & Company, por exemplo, tem funcionários falantes de mandarim em sua loja na Quinta Avenida.

Atender a consumidores chineses domesticamente é um pouco diferente de fazer comércio internacional, o que pode ser desafiador. Por isso, é importante que a empresa faça sua pesquisa com cuidado antes de tentar abrir as portas na China.

Muitas pequenas empresas sentem-se desencorajadas pela falta de informações sobre exportação e também por preocupações sobre moeda e pagamentos. No entanto, existem muitos recursos disponíveis para ajudar os pequenos negócios estadunidenses na China.

Encontre informações

O US Commercial Service tem uma seção dedicada à China em seu site. Ela traz informações e recursos sobre como fazer negócios no país, incluindo informações sobre a indústria, pesquisas de mercado e eventos comerciais.

Outro site útil é o Small Business Administration dos EUA, que oferece informações financeiras para exportadores, além de informações sobre como começar e como contratar suporte. O site também direcionará você a outros recursos valiosos.

No Reino Unido, existe o site UK Trade and Investment, que apresenta informações sobre exportação, com detalhes sobre feiras comerciais e webinars. Outro site útil é o UK Export Finance, que traz um guia informativo sobre como exportar para a China.

No Brasil, os sites das organizações independentes Conselho Empresarial Brasil-China e Câmara Brasil-China são ótimas fontes de informação sobre a relação comercial entre os dois países. Uma boa fonte governamental é a cartilha de 2013 do Ministério das Relações Exteriores da série “Como Exportar“, específica sobre a China.

Conheça a cultura

Se você deseja fazer negócios com a China, é importante lembrar que existem diferenças culturais. Quanto mais ciente você estiver disso, menos chance terá de cometer algum engano que custe sua reputação profissional.

Um artigo no International Business Times lista uma série de diferenças culturais que devem ser levadas em conta, incluindo aprender a ser paciente e a não se incomodar com o silêncio. Boas maneiras também são muito importantes, assim como pontualidade.

Também é importante aprender as superstições chinesas. O quatro, por exemplo, é considerado um número de azar, assim como a cor preta.

Visite o país

Visite a China e a região em que pretende fazer negócios. Você aprenderá muito sobre as pessoas e a cultura apenas por estar lá e interagir pessoalmente. Observe como as grandes marcas são divulgadas e embaladas. Fale com o maior número de consumidores que conseguir a fim de entender melhor o mercado (mesmo que você não fale chinês, certamente encontrará falantes de inglês).

Garanta que sua documentação seja traduzida profissionalmente

Para que seu negócio obtenha sucesso e passe uma imagem profissional, as traduções também devem ser profissionais. Não tente fazer negócios usando o Google Translate, pois o texto não será compreendido e poderá até ser ofensivo.

Se você for anunciar e usar mídias sociais, garanta que o material seja localizado de modo que faça sentido para os consumidores locais, refletindo o estilo de vida deles, e não o seu.

Fazer negócios em outros países pode ser uma tarefa assustadora, mas com pesquisa e preparação adequadas, pode significar novas oportunidades de lucro e de sucesso.

A Terralíngua é uma empresa de tradução profissional que trabalha com algumas das marcas mais importantes do mundo. Se você quiser nossa ajuda com sua comunicação global, acesse nosso site para obter mais informações.

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